Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

(11) 4521-0734 / (11) 94271-4050

Peelings

Doutor Jason | Cirurgia Plástica
          É a remoção física ou química da camada mais superficial da pele da face para eliminação ou mitigação de rugas, e melhoria na qualidade do colágeno. Os peelings podem ser mecânicos (dermoabrasão e microagulhamento), químicos ou a laser

Dermoabrasão
          Através de uma ponteira com lixa de diamante é removida a camada superficial da pele. É útil para sequelas de acne e tratamento de rugas periorais durante a cirurgia de ritidoplastia.

Microagulhamento
          É conhecido popularmente como “rolinho” e consiste em um aparelho com um cilindro móvel contendo várias pequenas agulhas. Elas perfuram a pele e induzem a produção de colágeno. É usado para tratamento de flacidez e estrias. Seu princípio é semelhante ao laser fracionado, porém este último é mais eficiente e possui mais recursos de controle de profundidade e fluência.

Peeling químico
           É o uso de ácidos que fazem abrasão da superfície da pele e interagem com o tecido conjuntivo dérmico reorganizando a estrutura de colágeno e matriz fundamental. O peeling químico é usado para melhorar a textura da pele e auxiliar no tratamento de rugas, manchas e acne. A profundidade atingida depende do tipo e concentração do ácido. Temos os peelings superficiais (ácido glicólico, retinoico e acetilsalicílico), os intermediários (tricloroacético a 30%) e profundos (fenol, tricloroacético a 50%).

Laser
          Os lasers usados para peelings são os de CO2 (total ou fracionado) e as luzes pulsadas (não ablativas). Utilizam de avançada tecnologia no controle das propriedades da luz e são indicados para tratamento de manchas, rugas, flacidez, estrias e telangiectasias.