Pálpebras
As pálpebras emolduram o olhar. Os sinais de envelhecimento atingem precocemente esta área com rugas abaulamento e depressões. Estas alterações ocasionam um semblante cansado e abatido. Dividiremos então esta área em fenda palpebral, pálpebras e sobrancelha.
Fenda palpebral – Espaço compreendido entre as pálpebras superior e inferior por meio do qual vemos o olho. Tem forma elíptica, unindo-se nos cantos medial e lateral. Há variações de formato segundo as características de cada indivíduo. A borda superior e inferior em posição neutra deve tangenciar e até cobrir levemente as bordas da íris, evitando uma exposição em excesso da esclera (parte branca do olho). O canto lateral deve estar na mesma altura ou discretamente superior ao medial.
Pálpebras – Com o passar do tempo apresentam flacidez cutânea e pele redundante. O enfraquecimento de tecidos mais profundos, principalmente o septo palpebral, provoca abaulamento da gordura orbitária e aprofundamento dos sulcos. Nas regiões laterais, a ação do músculo orbicular causa as rugas que difratam do canto do olho e são chamadas de “pés-de-galinha”.
Sobrancelha - Existem vários formatos: ralas, grossas, caídas. A sobrancelha bem delineada com sua porção lateral mais elevada dá aparência de jovialidade.
Blefaroplastia
A blefaroplastia é a cirurgia que visa a melhora estética das pálpebras. Ela é dividida em duas partes: superior e inferior.
Superior – A incisão é feita no sulco palpebral. São retirados o excesso de pele e bolsas gordurosas.
Inferior – A incisão é localizada logo abaixo dos cílios com um prolongamento lateral. São retirados o excesso de pele e bolsas gordurosas. Em alguns casos, são dados pontos para elevação da musculatura e gordura caídas. Quando necessário, eleva-se o canto lateral e retira-se o excesso de horizontalidade das margens ciliares.
Blefaroplastia transconjuntival – É utilizada para tratamento das estruturas profundas sem incisões na pele e no músculo. Está bem indicada quando não houver flacidez cutânea.
Suspensão de supercílio – A porção lateral da sobrancelha pode ser elevada com uso da videoendoscopia através de pequenas incisões no couro cabeludo ou através de suspensão com fios.